Página Inicial Áreas de Concentração

Áreas de Concentração

O curso de Mestrado em Ciência Política apresenta duas áreas de concentração e duas linhas de pesquisa:

Área de concentração em Instituições Políticas e Políticas Públicas: pretende refletir sobre as teorias democráticas contemporâneas, com a análise empírica centrada nos processos de representação nas instituições políticas em torno de: partidos, eleições e recrutamento político e comportamento político-eleitoral; legislativo e produção parlamentar; executivo e processos de formação de governo e desempenho na gestão de políticas públicas; o processo de políticas nas relações internacionais; a questão de gênero; os movimentos sociais; a cultura política.

Linha de pesquisa: Democracia e Representação Política.

Área de concentração em Teoria Política e Métodos: desenvolverá estudos do ponto de vista conceitual e filosófico das teorias clássicas e contemporâneas, conjugando um amplo espectro de temáticas por meio de categorias como: o público e o privado no contexto da modernidade; crítica da tradição do pensamento político ocidental; crítica religiosa; teorias do estado, estado e sociedade civil; teoria democrática.

Linha de pesquisa: Fundamentos da Teoria Política e Métodos.

As duas áreas de concentração foram pensadas com a finalidade de se articularem, visto que uma subsidia a outra em planos metodológicos, conceituais e em termos de base empírica.