Página Inicial Objetivos

Objetivos

O processo de evolução desse Programa tem vários aspectos. Num primeiro, ampliará os recursos ainda escassos de reconhecimento dessa ciência, não só no Pará, mas entre os Estados da região norte que se ressentem de um núcleo permanente de analistas políticos nas linhas programáticas priorizadas. Num segundo aspecto, atenderá a uma das demandas efetivas e reprimidas de alunos/as e graduados/as em Ciências Sociais e Ciências Humanas da UFPA, nesse estudo específico. Outro aspecto é o intercâmbio com as universidades dos países pan-amazônicos, que poderá concretizar a formação de um laboratório para a análise comparada de modelos do sistema partidário e das políticas públicas desses países, ainda pouco estudados entre nós.

As tendências futuras do desenvolvimento desse programa incidem na abertura de canais ampliados de experiências institucionais e empíricas sobre esse específico campo de conhecimento e a tangência entre as áreas das Ciências Sociais no âmbito da pós-graduação, visto que cada uma delas, hoje, trata de um eixo específico, possibilitando projetos integrados em vista da análise de temas relevantes como, por exemplo, elites políticas, os instrumentos de configuração do poder político (representação, recrutamento, partidos, governos e políticas públicas), em nível regional.

A formação de profissionais de alto nível científico em Ciências Sociais, na área de concentração em Ciência Política. ampliará as oportunidades de reprodução de quadros de pesquisadores qualificados, nessa esfera, em âmbito amazônico.