Programa de Pós-Graduação em Ciência Política

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Página Inicial Edital Mestrado em Ciencia Politica - Seleção 2012

Edital Mestrado em Ciencia Politica - Seleção 2012

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA

CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA

 

EDITAL – 2011 

 

Processo de Seleção ao Mestrado em Ciência Política, Turma 2012

 

A Universidade Federal do Pará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, torna público o Edital para a seleção de candidatos (as) a uma turma do Curso de Mestrado em Ciência Política, para preenchimento de 15 (quinze) vagas.

 

1. DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

1.1. Serão admitidos como candidatos à seleção do Mestrado em Ciência Política: os portadores de diploma ou certificado de curso de nível superior. O diploma deve estar emitido na forma da Lei;

1.2. Os (as) candidatos (as) ao processo de seleção, no momento da inscrição, deverão apresentar, à secretaria do programa, os seguintes documentos:

1.2.1. Formulário de inscrição devidamente preenchido em duas vias (ver modelo próprio, anexado a este edital); 

1.2.2.      Documentos de identificação: carteira de identidade (ou documento equivalente); CPF; comprovantes de comparecimento à última eleição (original e cópia de cada documento); 

1.2.3.      Uma fotografia 3x4;   

1.2.4. Diploma, certificado ou declaração de concluinte de curso de graduação, de acordo com o Regimento Geral da Pós-Graduação da UFPA/Resolução n° 3.870 de 01 de julho de 2009; (o diploma ou certificado de curso obtido no exterior, deve estar devidamente revalidado no Brasil (original e cópia do documento), conforme Resolução nº 3210/CONSEP, de 26/10/2004);

1.2.5. Histórico escolar de graduação (original e cópia do documento), conforme Resolução nº 3210/CONSEP, de 26/10/2004;

1.2.6. Curriculum Vitae certificado pela Plataforma Lattes, em 3 vias, acompanhado de uma via com fotocópias dos documentos comprobatórios (ver modelo proposto na Plataforma LATTES/CNPq – www.cnpq.br ). No ato da inscrição deverão ser apresentados os documentos originais para certificarem as fotocópias dos mesmos.

Pré-projeto de dissertação, em três vias, abordando tema referente a uma das Linhas de Pesquisa do Programa, contendo até dez (10) páginas (incluindo: título, justificativa, problemática, referencial teórico, objetivos, hipóteses, metodologia e referência bibliográfica. A estrutura do pré-projeto deverá estar padronizada em espaço 1,5; fonte Times New Roman; corpo 12. Na capa do Pré-projeto deverá ser indicada a linha de pesquisa na qual o (a) candidato (a) concorrerá. (vide item 11). Não serão aceitos pré-projetos que não corresponderem às exigências aqui definidas.

1.2.7. Carta do (a) candidato (a) ao coordenador do Programa expondo os motivos para cursar o Mestrado, bem como da escolha da área de concentração e da linha de pesquisa e um resumo da monografia de graduação e/ou especialização, se for o caso (máximo de duas laudas).

 

2. DAS FORMAS PARA A INSCRIÇÃO

As inscrições poderão ser efetivadas:

2.1. Pessoalmente;

2.2. Por procuração, com assinatura reconhecida em cartório;

2.3. As inscrições presenciais deverão ser feitas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política/UFPA no endereço: Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Guamá – Rua Augusto Corrêa, Nº 1 – CEP: 66075-110 - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas- IFCH - Campus Básico. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política -PPGCP - Telefone: (91) 3201-7997- 3201-7441; no horário: 09:00 às 14:00 horas.

2.4.  Por meio dos Correios-SEDEX (valendo a data da postagem), endereçado ao: Professor Dr. Celso Antônio Coelho Vaz, Coordenador do Curso de Mestrado em Ciência Política, no endereço acima referido (item 2.3).

2.5. Informações sobre o mestrado podem ser obtidas no site http://www.ppgcp.ifch.ufpa.br  e pelo E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

2.6. Haverá análise prévia dos pedidos de inscrição e somente serão deferidos: a) os que atenderem aos requisitos estabelecidos no item 1 deste Edital: b) os que apresentarem Pré-projeto de dissertação que estiverem adequados às áreas de concentração do Programa e às linhas de pesquisa dos (as) professores (as) orientadores (as) do Programa.

 

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1. A seleção dos (as) candidatos (as) será feita pela Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado do Curso de Mestrado.

3.2. Participarão do processo de seleção somente os (as) candidatos (as) cujos Pré-projetos de dissertação forem deferidos pelos membros da comissão de seleção, por terem apresentado temas adequados às áreas de concentração do Programa e às linhas de pesquisa dos (as) professores (as) orientadores (as) do Programa.

3.3. Banca examinadora

3.3.1. A seleção dos (as) candidatos (as) será feita pela Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado do Curso de Mestrado composta pelos (as) seguintes professores (as):

Presidente do Processo Seletivo: Maria Dolores Lima da Silva

Área de concentração Instituições Políticas e Políticas Públicas: Membros: Roberto Corrêa, Maria Dolores, Carlos Souza e Edir Veiga.

Área de concentração Teoria Política e Métodos: Membros: Celso Vaz, Marise Morbach,Fábio Abdala.

 

3.4. Os demais membros das áreas de concentração participarão do processo seletivo, junto à Comissão de Seleção, desde que haja candidatos (as) inscritos (as) com propostas de pesquisa nas respectivas linhas de pesquisa dos professores (ver item 11).

3.5. Número de vagas: 15 (quinze) vagas vinculadas às áreas de concentração Programa e às linhas de pesquisa dos (as) docentes.

3.6. Em caso de necessidade, os critérios de desempate serão adotados na seguinte ordem: 1º nota na prova escrita. 2º classificação na entrevista.

 

4. FASES DE SELEÇÃO:

4.1. 1ª. fase – Prova escrita (eliminatória e classificatória). Somente participarão das fases seguintes os (as) candidatos (as) aprovados (as) na prova escrita.

4.2. 2ª. Entrevista; (eliminatória e classificatória); Pré projeto e Curriculum vitae.

4.3. 3ª fase – Exame de Proficiência em língua inglesa (obrigatória).

 

5. DO CALENDÁRIO

 

 

Fases da seleção

Datas / Períodos

01

Divulgação do Edital

03/10  a  07/11/2011

02

Inscrições ao processo seletivo

03/10  a  07/11/2011

03

Divulgação das Inscrições deferidas

 Até 11/11/2011

04

 

 

Realização dos exames

Realização da prova escrita

17/11/2011

 

Divulgação dos (as) aprovados (as)

21/11/2011

 

 

Realização da entrevista

( Pré projeto e CV)

28, 29, 30 /11

 01, 02/12

05

Divulgação da relação dos (as) aprovados (as)

05/12/2011

06

Prova de proficiência em inglês

07/12/2011

 

5.1. A prova escrita, de proficiência e as entrevistas serão realizadas em local a ser informado oportunamente.

 

6. DOS CRITÉRIOS DE ANÁLISE

 

6.1. Prova Escrita:

6.1.1. A prova escrita versará sobre tema específico com base em bibliografia indicada neste edital. Serão observados os seguintes critérios:

1. Conhecimento do tema proposto;

2. Conteúdo pertinente às questões apresentadas;

3.  Sistematização e coerência dos argumentos;

4. Correção de linguagem e clareza de expressão.

6.1.2. A prova terá duração de 4 (quatro) horas, não sendo permitida a consulta a qualquer livro ou texto.

6.1.3. A bibliografia ficará à disposição dos (as) candidatos (as) em local a ser informado pela Secretaria do PPGCP.

 

6.2. Entrevista:

6.2.1. Farão entrevista aqueles (as) candidatos(as) aprovados na prova escrita.

6.2.2. A entrevista avaliará:

a) A argumentação exposta na prova escrita;

b) A experiência informada no CV relacionada à área de interesse de pesquisa do candidato;

c) A capacidade de argumentação do tema de pesquisa proposto no pré-projeto de dissertação.

6.2.3. As entrevistas serão realizadas por ordem alfabética dos (as) candidatos (as).

 

6.3. Prova de Proficiência em Língua Estrangeira:

6.3.1. Os (as) estudantes de Mestrado de nacionalidade brasileira ou provenientes de países de língua portuguesa deverão realizar teste de proficiência em língua inglesa, e os candidatos estrangeiros realizarão teste de proficiência em língua portuguesa, ou apresentar certificado de proficiência nas línguas requeridas, expedido por instituição reconhecida pelo MEC.

 

  1. 7.    DOS CRITÉRIOS DE AFERIÇÃO DA AVALIAÇÃO

7.1. Para fins de avaliação nas atividades do processo seletivo, a banca examinadora se norteará pelo Art. 55 da Resolução nº. 3.870 DE 1 DE JULHO DE 2009/UFPA - Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu, Regimento Geral da UFPA.

7.2. Dessa forma, será considerado aprovado em cada fase do processo seletivo, o/a aluno/a que obtiver nota mínima 6 (seis), no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez).

7.3. A nota final e a classificação serão calculadas pela média aritmética das notas parciais obtidas na avaliação do desempenho dos (as) candidatos (as) nas duas primeiras fases do processo seletivo, sendo aprovados aqueles (as) que alcançarem nota final igual ou superior a 6 (seis), no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez).

 

8. AREAS DE CONCENTRAÇÃO

 

8.1. Área de Concentração em Instituições Políticas e Políticas Públicas - Reflexões sobre as teorias democráticas contemporâneas, com a análise empírica centrada nos processos de representação nas instituições políticas em torno de: partidos, eleições e recrutamento político; legislativo e produção parlamentar; executivo e processos de formação de governo e desempenho na gestão de políticas públicas; movimentos sociais; cultura política; e comportamento político-eleitoral.

 

8.2. Área de Concentração – Teoria Política e Métodos - Estudo do ponto de vista conceitual e filosófico das teorias clássicas e contemporâneas, conjugando um amplo espectro de temáticas através de categorias como: o público e o privado no contexto da modernidade; crítica da tradição do pensamento político ocidental; crítica religiosa; teorias do estado, relação estado e sociedade civil; teoria democrática; desempenho Institucional das Instituições de Justiça,

Obs. Para obter informações mais detalhadas sobre os grupos de pesquisa existentes no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política/UFPA, o (a) candidato (a) poderá consultar o site http://www.ppgcp.ifch.ufpa.br

 

 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. Os (as) candidatos (as) deverão comparecer às provas munidos de carteira de identidade ou outro documento equivalente.

9.2. O não comparecimento em quaisquer das etapas da seleção implicará a eliminação do (a) candidato (a).

9.3. Estará impossibilitado (a) de realizar a prova o (a) candidato (a) que comparecer ao local de realização da mesma após o horário estabelecido.

9.4. A divulgação dos resultados contemplará apenas os nomes dos (as) candidatos (as) aprovados (as) em cada etapa.

9.5. A divulgação dos resultados finais contemplará apenas os nomes dos candidatos aprovados (as) relacionados em ordem alfabética.

9.6. Não havendo o preenchimento das vagas, o Colegiado poderá abrir novo edital de seleção especificamente para completar as vagas ociosas.

9.7. Junto com o resultado final do processo seletivo serão divulgados o local, a data e horário de matrícula dos (as) aprovados (as).

9.8. O Curso exige dedicação integral do (a) candidato (a) aprovado (a).

9.9. Candidatos (as) Portadores (as) de Necessidades Especiais-PNE deverão solicitar no ato da inscrição atendimento especializado para a realização das provas.

9.10. A admissão de recurso deverá seguir as normas vigentes cabíveis, encaminhado formalmente à Coordenação do Programa para ser avaliado pela Comissão de Seleção. Tal instrumento deverá ser interposto no prazo de 48 horas após a divulgação dos resultados.

9.10. Os casos omissos serão avaliados em primeira instância e resolvidos pela Comissão de Seleção; e em segunda instância, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.

 

10.  BIBLIOGRAFIA

            A bibliografia básica para a prova escrita atenderá as referências das respectivas áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa, a saber: a) Instituições Políticas e Políticas Públicas; e b) Teoria Política e Métodos.

 

HOBBES, Thomas. Do cidadão; tradução de Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Martins

WEBER, Max (1982). A política como vocação.In. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan S.A, 5ª Edição

CONSTANT, Benjamin. Escritos de Política. São Paulo:Martins Fontes, 2005., p.190-315.

 

MADISON, James. O Federalista. Coleção os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 101-158.

 

OLIVEIRA, Viana. Instituições Políticas Brasileiras. Belo Horizonte : Itatiaia, 1987.

 

LEAL, Victor Nunes, Coronelismo, Enxada e Voto: o município e o regime representativo no Brasil. 6. ed. São Paulo: Alfa-Omega, 1993. 276 p. (Biblioteca Alfa-Omega de ciências sociais.Série 1. ;Políticav.2.)

 

 

11. QUADRO DOCENTE DO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA, ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

 

 

Área de Concentração:  Instituições Políticas e Políticas Públicas

Docentes

Linha de Pesquisa

 

Alberto L. Teixeira da Silva

Dr. em Ciências Sociais /UNICAMP/2003

 

http://lattes.cnpq.br/8743788417973547

Governança e Relações Internacionais

Política e gestão ambiental

Cooperação internacional, sustentabilidade conflitos socioambientais.

Carlos Augusto Silva Souza

Dr. em Ciência Política/IUPERJ/2006

 

http://lattes.cnpq.br/7158504535308341  

Sistema Eleitoral e Sistema Partidário

 Relação Executivo x Legislativo

Comportamento Eleitoral,

Mídia e Opinião Pública

Política Comparada

Edir Veiga Siqueira

Dr. em Ciência Política/IUPERJ/2004

 

http://lattes.cnpq.br/9176462002883343  

Sistema Eleitoral e Sistema Partidário

Relação Executivo x Legislativo

Competição Eleitoral

Processo Legislativo

Política Comparada

Eneida Corrêa de Assis

Dra. em Ciência Política/IUPERJ/2006

 

http://lattes.cnpq.br/7712390425145521

Índios e Estados Nacionais

Movimento Indígena e Direitos Indígenas

Índios e Fronteiras

Fábio de Andrade Abdala

Dr. Em Relações Internacionais/ UNB

 

http://lattes.cnpq.br/3408499880781939

Governança e Relações Internacionais

Política e gestão ambiental

Cooperação internacional, sustentabilidade conflitos socioambientais.

Maria Dolores Lima da Silva

Dra. em Ciência Política/IUPERJ/2007

 

http://lattes.cnpq.br/7277148176512169

Comportamento Legislativo

Relação Executivo x Legislativo

Representação Política

Políticas Públicas de Desenvolvimento Sustentável

Processo Decisório e Cultura Política

Marise Morbach

Faculdade de Ciências Sociais /IFCH/UFPA

Dra. em Ciência Política/IUPERJ/2006

Teorias do Comportamento político e opinião pública

Comunicação política e estratégia de persuasão

Estudos de processos políticos eleitorais.

Roberto Ribeiro Corrêa

Dr. em Ciência Política/IUPERJ/2006

 

http://lattes.cnpq.br/0624569499031826

 

Coligações Partidárias Eleitorais. Coalizões de Governo e Conexão Eleitoral. Partidos e Eleições, Relação Executivo x Legislativo.

 

Área de Concentração:  Teoria Política e Métodos

 

Docentes

 

Linha de Pesquisa

Celso Antonio Coelho Vaz

Dr. em Estudos Políticos/ EHESS/ França./2004.

 

http://lattes.cnpq.br/0547983721448176

Teoria Política

Democracia e Judiciário na Amazônia

Judiciário e Direitos Humanos e Constitucionais na Amazônia. Pensamento Político Brasileiro.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA

CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA

 

(foto)

 

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

Nome: _________________________________________________________________

Data de nascimento: ____/____/____ 

Nacionalidade: ___________________Estado civil: ____________ ________________

Identidade: _________________ Órgão emissor:____________ Data___/___/______

CPF: ______________________________

Endereço: _______________________________________________________________

Bairro: _______________ CEP: ______________Cidade: _________________________

DDD:___ Telefone: ________________

Endereço eletrônico: __________________________________________________________

Endereço para correspondência:

(   ) o mesmo acima

(   ) outro:  _________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

Graduação: ______________________________________________________________

Início: ________________________Conclusão: ___________________________

Universidade/Faculdade: _________________________________________________________________________

Pós-Graduação: ____________________________________________________

Início:____________________Conclusão: _________________

Universidade/Faculdade __________________________________________________

 

Linha de pesquisa à qual vinculará o pré-projeto de dissertação: _________________________________________________________________________

Possui vínculo empregatício? SIM (  )      NÃO  (   )

Instituição/Empresa: _____________________________________________________

Informações Adicionais (assinalar com X)

 

 

Tenho condições adequadas para realizar meus estudos.

 

 

Tenho disponibilidade de horário para realizar meus estudos e freqüentar as aulas.

 

 

Documentos apresentados para a inscrição (assinalar)

1. Carteira de identidade (ou documento equivalente  (  )

 2. CPF (  )

3. Comprovantes de comparecimento à última eleição  (   )

4. Uma fotografias 3x4  (  ) 

 

5. Diploma de Graduação (  )

 

6. Certificado ou declaração de concluinte de curso de graduação (  )

 

7. Histórico escolar de graduação  (  )

 

8. Curriculum vitae certificado pela Plataforma Lattes, em 3 vias acompanhado com uma via com cópias dos documentos comprobatórios  (   )

 

9. Comprovantes originais dos documentos  fotocopiados (  )

 

10. Pré-projeto de dissertação (  )

 

11. Carta ao coordenador do Programa  (  )

 

Local ___________________                     Data ___/___/ 2011.            

                                                                               

 

Assinatura do candidato :_________________________________________

 

 Secretaria do PPGCP _______________________________________________

 

 


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA

CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA

 

 

 

 

 

 

Declaração

 

 

 

Declaro que efetuei minha inscrição para o processo seletivo de candidato (a) ao Curso de Mestrado em Ciência Política/PPGCP/ UFPA, bem como declaro que conheço as normas estabelecidas no Edital nº 001/2011/PPGCP.

 

 

Local ___________________                    Data ___/___/ 2011.            

                                                                                

 

Assinatura do candidato :__________________________________________________

 

 Secretaria do PPGCP _____________________________________________________

 

 

 

 


© 2010 Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal do Pará. Cidade Universitária José da Silveira Netto. Belém - Pará. Telefone: (55) 91 3201-7441. E-mail: ppgcp@ufpa.br. Localização: By ASCOM.